Fifa anunciou o Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027; presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, promete a maior edição da história da competição

O Brasil foi escolhido na madrugada desta sexta-feira (17) para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027. No Queen Sirikit National Convention Center lotado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou que o país vai sediar, pela primeira vez na história, o Mundial Feminino. O Brasil obteve 119 votos na eleição promovida no 74ª Congresso da Fifa. A candidatura tripla formada por Alemanha, Holanda e Bélgica conseguiu 78 votos.

"Agradeço a confiança de todos que participaram do Congresso da Fifa pela escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Vivemos hoje um dia histórico em Bangkok. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história", comemorou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, principal responsável pelo sucesso da candidatura brasileira.

A Copa do Mundo Feminina será realizada pela primeira vez na América do Sul. Antes, o Brasil organizou o Mundial masculino de 1950 e o de 2014. Por ser a anfitriã, a Seleção Brasileira já está classificada. A 10 ª edição da Copa do Mundo Feminina terá 32 países e será disputada em dez cidades.

Em Bangkok, a comitiva brasileira contou com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o ministro do Esporte, André Fufuca, Aline Pellegrino (vice-campeã mundial em 2007 e gerente de Competições da CBF), Kerolin (atacante da Seleção Brasileira), Formiga (única atleta a disputar sete Copas do Mundo da FIFA), as consultoras Valesca Araújo, Jacqueline Barros, Manuela Biz e o consultor Ricardo Trade.

"Essa decisão da Fifa anunciada nesta noite terá um grande impacto positivo no futebol feminino brasileiro e na vida de milhões de mulheres do Brasil. Além de investir na realização da Copa do Mundo, toda a cadeia produtiva do futebol feminino no Brasil e na América do Sul dará um imenso salto de desenvolvimento", acrescentou Rodrigues, que, ao ser eleito em 2022, decidiu que o desenvolvimento do futebol feminino no país seria uma das prioridades da sua gestão.

Solidariedade ao povo gaúcho

Logo no início do discurso da vitória, Ednaldo Rodrigues fez questão de prestar solidariedade aos gaúchos. "Apesar da euforia neste momento histórico, antes de tudo, gostaria de prestar minha solidariedade a milhões de brasileiros que vivem no Rio Grande do Sul e passam por uma tragédia climática sem precedentes. Toda força ao povo gaúcho", afirmou Ednaldo Rodrigues.

O presidente da CBF declarou que o estado receberá um centro de desenvolvimento do futebol feminino. No discurso, ele também agradeceu o apoio do governo federal e o trabalho de todos os integrantes do comitê de candidatura.  

Vitória por 41 votos de diferença

Pela primeira vez na história, a escolha da sede foi realizada da forma mais democrática. Desta vez, todas as mais de 200 federações nacionais tiveram direito a participar da eleição eletrônica. Antes, a decisão era tomada apenas por 36 integrantes do antigo Comitê Executivo. Na Tailândia, 207 países votaram nesta sexta-feira. Apenas os quatro países candidatos não votaram.

Desde o início da semana, o presidente da CBF e os integrantes da delegação brasileira fizeram o corpo a corpo com os eleitores na tentativa de conseguir o maior número de votos. O Brasil começou a campanha com o apoio da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que tem apenas nove votos, excluindo o voto do Brasil. Já a candidatura europeia partiu com o apoio dos 55 países do continente.

Apesar da desvantagem inicial, o Brasil desenvolveu em um ano um projeto que convenceu os eleitores. Sob o slogan Uma Escolha Natural (A Natural Choice), o país se apresentou na Tailândia como potência mundial e contou com o apoio de representantes de todos os continentes para que a Copa do Mundo Feminina da FIFA seja um catalisador de oportunidades para mulheres dentro e fora dos campos.

O Mundial trará um legado duradouro no que diz respeito ao uso dos equipamentos esportivos para fortalecer o futebol feminino, à capacitação de profissionais do esporte e aos programas sociais vinculados com o evento em todas as regiões do Brasil.

Brasil obteve a melhor nota na avaliação da Fifa
 
Antes da eleição, o Brasil já mostrava que estava no caminho certo. A candidatura nacional obteve a melhor nota na avaliação dos técnicos da Fifa, realizada em fevereiro. O Brasil conseguiu nota 4 enquanto a candidatura adversária atingiu a pontuação de 3,7. A nota máxima da avaliação era 5.

No relatório de quase 100 páginas, divulgado no início do mês, os integrantes da delegação da Fifa que inspecionou o Brasil elogiaram os estádios escolhidos pelo Brasil para sediar o evento e destacaram o potencial comercial do país. Os integrantes da delegação levaram também em consideração o apoio governamental à candidatura brasileira

O relatório avalia uma série de critérios como infraestrutura, serviços, aspectos comerciais, sustentabilidade e direitos humanos.

Apresentações

Antes da votação, as duas candidaturas tiveram 15 minutos para apresentar os seus trunfos. O Brasil optou fazer declaração visual comandada pela apresentadora Duda Pavão, que contracenou com uma assistente virtual.

As referências à cultura brasileira, às riquezas naturais do continente e aos povos originários são os pontos fortes do roteiro, que ainda inclui mensagens de apoio de personalidades do mundo do futebol e de ministras de Estado.

"Somos excelentes anfitriões. Temos um legado forte, já temos toda a infraestrutura necessária para dar ao público uma excelente experiência. Nós iremos receber as jogadoras nos melhores estádios, que já estão prontos. Sendo assim, vamos reduzir os custos financeiros e o impacto ambiental.  Na terra do futebol, vamos garantir que a paz será celebrada e que a Copa do Mundo Feminina de 2027 será inesquecível", disse Duda Pavão na sua apresentação no auditório lotado em Bangkok.

"Para encerrar, faço um convite a todo o mundo do futebol. Sejam bem vindos à Copa do Mundo do Brasil Feminina, a melhor competição da história. Estamos de braços abertos para recebê-los em 2027", completou.

Por, Assessoria CBF | 17/05/2024  
Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027
Créditos Imagem: Divulgação/CBF

O Governador em exercício, Thiago Pampolha, sancionou, nesta quinta-feira (16/05) a Lei 10.377/2024, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que inclui no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro o Dia Estadual do Torcedor de Futebol, a ser comemorado no dia 14 de junho.

Em 14 de junho de 2023, foi sancionada a Lei Federal nº 14.597, que institui a Lei Geral do Esporte. De acordo com a legislação federal, torcedor é toda pessoa que aprecia, apoia ou se associa a qualquer organização esportiva que promove a prática de determinada modalidade esportiva, incluído o espectador-consumidor do espetáculo esportivo.

"O Dia do Torcedor de Futebol é uma forma de homenagear todos os torcedores do Rio de Janeiro que vibram pelos seus clubes e fazem do esporte uma verdadeira paixão nacional. Além disso, é uma forma  também de relembrar a importância desse esporte para a inclusão social de centenas de jovens", destacou o deputado.

Lei publicada no Diário Oficial autor, deputado Rosenverg Reis.

Foto: ALERJ

O evento apresentado pela Brasilprev contará com Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Kids, além de diferentes atividades para o público em geral. Inscrições já estão abertas e custam R$ 20,00


 Abril, 2024 – O Festival Vamos Passear 2024 está de volta em sua edição anual, promovendo um dia de lazer e entretenimento para toda a família com incentivo à prática da atividade física. Serão sete etapas em diferentes estados e cidades do Brasil, entre maio e julho, com ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade ao longo da programação. O evento é voltado para a saúde, o esporte e o bem-estar, e é destinado a crianças, jovens, adultos e idosos.

Quem quiser se inscrever no evento, organizado pelo Instituto BR Brasil, pode escolher entre o Passeio de Bike, de 10 km, a Caminhada de 4 km ou a Corrida Kids, para crianças entre 4 e 14 anos, com percurso de 50 metros a 400 metros. As inscrições têm o valor de R$ 20,00 para dar oportunidade a todos de participar e podem ser feitas no site www.ticketsports.com.br, com direito ao kit do atleta, incluindo camiseta, sacochila, viseira (para os adultos) e boné (para as crianças). Haverá medalhas para os participantes do Passeio de Bike e da Caminhada.

Paralelamente, o Festival Vamos Passear contará com diversas atrações abertas ao público em geral e gratuitas, sem inscrição prévia, como quadra poliesportiva e quadra de areia (aulas e torneios de beach tennis, vôlei de praia, futevôlei, vôlei e basquete), além de minipista de skate (mini half-pipe para crianças e adolescentes). Professores acompanharão as atividades para orientar os participantes.

O Espaço Kids, sucesso nas edições anteriores, marca presença mais uma vez, com diversas ações pensadas especialmente para as crianças - atividades lúdicas infantis, além de "pula-pula", pebolim e desenhos para colorir. O Espaço Saúde contará com serviço de massagem e relaxamento, assim como avaliação física.

O palco principal terá aulas de dança, yoga e funcional. Já o Espaço Mecânica oferecerá serviços básicos gratuitos para bicicletas, patins e skate, como calibração de pneus e aplicação de óleo/graxa. Haverá também uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável e regional, juntamente com espaço para descanso. O Festival Vamos Passear promete repetir o sucesso das edições anteriores, fazendo a festa por onde passa. A edição 2024 contará com as mesmas cidades de 2023, quando reuniu mais de 20 mil participantes.

"A Brasilprev tem o prazer de ser a apresentadora do Festival Vamos Passear há muitos anos, reforçando o compromisso com a promoção da qualidade de vida e do bem-estar. Estamos engajados em apoiar iniciativas culturais e esportivas que ofereçam entretenimento e benefícios para a saúde, e esta é uma iniciativa que se alinha perfeitamente com nossos valores e objetivos", afirma Camilo Buzzi, diretor Comercial e de Marketing da Brasilprev.
 
Evento inclusivo, com início em Porto Alegre – Todas as etapas serão realizadas aos domingos, entre 7h e 13h. A primeira delas está marcada para Porto Alegre (RS), no dia 19 de maio, seguindo para o Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), São Paulo (SP) e Brasília (DF), que fecha o calendário.

O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o evento oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.

Etapas 2024:
19/05 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil – na área de estacionamento (em frente ao Shopping Praia de Belas);

26/05 – Rio de Janeiro (RJ) - Orla da Praia de Copacabana, em frente à Praça do Lido;  
Inscreva-se: https://www.ticketsports.com.br/e/festival-vamos-passear---etapa-rio-de-janeiro--38588

09/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã (Av. Octávio Mangabeira, 11.988);
16/06 – Recife (PE) – Praia do Pina (Av. Boa Viagem);
23/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia;
07/07 – São Paulo (SP) - Parque Villa Lobos (módulos 10 e 11);
14/07 – Brasília (DF) - Parque da Cidade Sarah Kubitschek (estacionamento 12).

Para mais informações sobre o Festival Vamos Passear 2024, incluindo detalhes sobre horários e atividades programadas, é só acessar o Instagram oficial do evento https://www.instagram.com/vamospassearbr/

O Festival Vamos Passear é apresentado pela Brasilprev, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, com organização do Instituto BR Brasil.

Sobre a Brasilprev - Com 30 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal Financial Group, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 404,5 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,6 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.

Mais informações:
Site: www.vamospassearbr.com
         www.ticketsports.com.br
Instagram: www.instagram.com/vamospassearbr/

ZDL
Doro Jr.
Deborah Mamone
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Etapa Rio de Janeiro
Luiz Carlos Pinto
Márcia Esch

Siga nossas Redes Sociais

Quem somos

Baixada On Line, é um site de notícias nacionais e internacionais, interativo focado em manter nossos leitores informados sobre as últimas notícias da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil e do mundo.

Estamos sempre buscando a excelência e, portanto, queremos sempre comunicar as melhores informações em tempo real. Se você está interessado em participar nos deixe um recado, participem das publicações diárias do Jornal Baixada On Line).

Jornal Baixada On Line

Seja você o repórter
Baixada Fluminense
21.3083.6781
21.9.7975.6003
Fale com o redator
contato@baixadaonline.jor.br
cezar@baixadaonline.jor.br
21.9.7975.6003

Últimas notícias

17
Maio2024

Pluft, o fantasminha...

Clássico do teatro infantil, Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado, recebe uma caprichada ada...

17
Maio2024

Projeto Saúde + Feli...

O Projeto Saúde + Feliz tem o orgulho de anunciar um marco significativo no âmbito da inclusão e sup...

17
Maio2024

Ação leva atendiment...

Iniciativa do Santuário Cristo Redentor e da Águas do Rio acontecerá sábado no Parque José Bonifácio...

17
Maio2024

A Prefeitura de Magé...

Desta vez, 39 estudantes da Escola Municipal Marcílio Dias visitaram o Centro de Produção e Propagaç...

Parceiros

Informática
Informática

www.sospcdoctor.com.br

Desenvolvimento Web
Desenvolvimento Web

www.galapagosag.com.br

Marketing Digital
Marketing Digital

www.agenciamegamix.com.br

Backup em nuvem
Backup em nuvem

http://www.ticloudbackup.info