Encontros serão na próxima semana. Confira a programação completa

Magé segue promovendo ações voltadas à representação cultural no município. E para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, a Prefeitura de Magé através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos realizará a 2ª edição da Semana da Diversidade Cultural, nos dias 21,22 e 23 de maio, no Colégio Estadual José Veríssimo em Raiz da Serra.

A programação especial será repleta de rodas de conversa, palestras e intervenções musicais e culturais que visam promover a valorização e o reconhecimento da diversidade cultural local. As inscrições estão abertas no site da Prefeitura.

“A Semana da Diversidade Cultural proporciona momentos de intercâmbio entre as diversas manifestações culturais presentes em nossa região. Acreditamos que essa iniciativa será uma oportunidade única para que todos possam conhecer e apreciar a riqueza das diferentes culturas que coexistem em nosso município”, afirmou o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço.

De acordo com a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da Unesco, em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver.

As políticas que favorecem a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política à realidade da diversidade cultural. Inseparável de um contexto democrático, o pluralismo cultural é propício aos intercâmbios culturais e ao desenvolvimento das capacidades criadoras que alimentam a vida pública.

Programação:
1° dia – 21/05 – 17h às 20:30h

17h – Abertura
17:30 – Palestra: Por que falamos de DIVERSIDADE?
Palestrante: Benny Briolly – Vereadora de Niterói e primeira Travesti eleita no Estado do Rio – PSOL.
19:30h – Atração Musical para encerramento do primeiro dia. Artista: Igor (Fundação).

2º dia – 22/05 – 09h às 17h

09h – Palestra: O papel dos Povos de Terreiro na proteção da diversidade biocultural
Palestrante: Babalorixá Lucas Minervino – Ilé Axé Omin

10h – Palestra: Cultura e Periferia
Palestrante: Alberto Rodrigues – Produtor cultural, músico, comunicólogo, palestrante, ativista sociocultural. É idealizador e coordenador do Grupo Acesso Cultural. Autor dos livros “Pensamentos A.Ro”, “Minha Pele” e “Da Terra”, colunista do Jornal Daki. Tem atividades importantes fora do município como a coordenação e idealização do Prêmio Escritas Pretas e ABLA Pretas e Originárias (Aquilombamento Brasileiro de Letras e Artes Pretas e Originárias). Em 2023 foi convidado para ser o curador e autor da publicação literária promocional do Monumento à Diáspora em São Luís/MA.

11h – Palestra: Indígenas em contexto urbano
Palestrante: Sérgio Ricardo – Ecologista, gestor ambiental e produtor cultural.

13h – Palestra: O espaço para população LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho
Palestrantes: Cintia Machado – Coordenadora da Atenção Primária de Saúde.
Lázara A. R. Penedo – Coordenadora do Programa Saúde com Liberdade.
Renan Gomes de Moura – Doutor (2022) e Mestre (2017) em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Especialista (2014) em Gestão de Competências e Talentos Humanos e Bacharel (2012) em Administração pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). Atualmente, está como docente permanente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) e Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) da Universidade do Grande Rio. Atua com pesquisas na área de Estudos Organizacionais com foco nos seguintes temas: Gênero e Sexualidade; Raça e Etnia; Perspectivas e Epistemologias Afrocentradas em Estudos Organizacionais.

14h – Palestra: Acolhimento e Saúde Mental da população LGBTQIAPN+
Palestrante: Niel Athayde – Psicólogo e Coordenador Geral do CAPS – Magé.

15h – Palestra: Feminismo, Assédio e Violência de gênero
Palestrante: Natasha Cozzolino, Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Petrópolis e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Anhanguera, Formanda em Pós Graduação de Conciliação e Mediação de Conflitos, Terapeuta Holística com ênfase em tratamentos psicossomáticos, Dra. Honoris Causa pela FATEC/ASBRAC, Vice Presidente da Comissão Contra Intolerância Religiosa da OAB Magé/ Guapimirim, gestora do escritório de Advocacia A.Freitas Advogados Associados. Tem como foco o estudo sobre o empoderamento feminino e os direitos que devem ser aplicados no dia a dia para garantir a liberdade de todas as mulheres e as diferenças latentes entre os tratamentos, trabalhos e valores aplicados para homens e para mulheres.

16h – Encerramento com Aimê Braz.

3° dia – 23/05 – 17h às 20:30h
17h – Abertura
17:30 Roda de Conversa: Educar para a diversidade
Mediação: Andreza Lima e Josiane Mezavilla.
Convidados: Wagner Baião, Ana Carolina Lins e Maria Cecília Paixão – SME.
19:30 – Coffee Break e Show de Encerramento com Cassiano.

Fotos: Romulo Barbosa
Imagens da 1ª edição do encontro realizado em 2023

Marcela Maciel - Secretária de Comunicação
Ana Carolina Almeida - Subsecretária de Comunicação

Equipe de Jornalismo
Leandro Rabelais - (24) 98130-2690
Leonardo Amorim - (21) 98376-6344
Raphaelle Santana - (21) 97992-7699
Caio Lima - (21) 98015-4575

Secretaria de Comunicação

Projeto de internacionalização da cultura fluminense terá segunda edição neste ano

Desta vez, produtores culturais e artistas do estado vão se apresentar na vizinha Colômbia

Depois do sucesso da primeira edição do edital de internacionalização da cultura fluminense, realizado em Madri - Espanha, em 2023, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro vai cruzar o continente para desembarcar, desta vez, na Colômbia. A riqueza artística do estado irá passar por seis cidades do país vizinho, promovendo um intercâmbio que celebra a diversidade, com apresentações de teatro, dança, música, artes visuais e urbanas e ações formativas. A chamada pública "Ano Rio-Colômbia", publicada em Diário Oficial nesta quarta-feira (15/5), fica aberta das 9h do dia 16 até às 18h do dia 31 deste mês e vai premiar 21 projetos, com investimento total de R$ 3,45 milhões.

"Se em 2023, a cultura fluminense tomou conta das ruas, praças e instituições de Madri, com uma expedição que levou 110 artistas e garantiu 30 ativações em um mês, desta vez, a missão internacional será ainda maior. O festival planeja contar com mais de 400 produtores culturais e 70 ações espalhadas pelas cidades colombianas. O objetivo é promover um grande encontro destinado à troca de experiências, através de um diálogo que transcende fronteiras e abre portas para os artistas e instituições que produzem cultura", explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Todas as propostas deverão ser executadas e apresentadas obrigatoriamente na Colômbia, nas cidades de Medellín, Cali, Bogotá, Santa Fé de Antioquia, San Juan Del Pasto e Mocoa, dentro do calendário da programação do edital. A chamada pública é voltada apenas para pessoa jurídica, com natureza e finalidade culturais.

Calendário e links úteis

Recebimento de inscrições: 9h do dia 16/5 até às 18h do dia 31/5
Plataforma de inscrição: http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/inscricao/
Email para dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Acesse o edital em: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/Edital-RIO-COLÔMBIA.pdf

Conheça as categorias

Categoria A: Festival Música del Pacífico Petronio Álvares

Três propostas contempladas, no valor de 100 mil reais cada, prevendo a realização de apresentações musicais, por grupos de artistas brasileiros residentes no Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Cali. O repertório musical deve ser unicamente de natureza afro-brasileira ou de povos originários.

Os artistas deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à música por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, e precisarão realizar duas apresentações.

Categoria B: Festival Internacional de Teatro de Bogotá

Linha B.1: Cinco propostas contempladas, no valor de 100 mil reais cada, prevendo apresentações teatrais de artistas brasileiros, e com textos de autores brasileiros, residentes no Estado do Rio de Janeiro, a serem realizadas na cidade de Bogotá.

Os proponentes deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas ao teatro por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, e deverão prever duas apresentações, sendo em uma sala de espetáculos ou nas ruas de Bogotá.

Linha B.2: Uma proposta contemplada, no valor de 250 mil reais, prevendo a realização de um show musical, como abertura do festival, por artistas brasileiros e com texto de autores brasileiros, residentes no Estado do Rio de Janeiro, a ser executado em Bogotá.

Os proponentes deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à música por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, além de comprovação de pelo menos duas atividades ligadas à música realizadas no exterior.

Categoria C: Confama, Medellín - Artes de La Calle, Santa Fé de Antioquia

Cinco propostas contempladas, no valor de 110 mil reais cada, prevendo realizações artísticas nas linguagens de dança, teatro, música e circo, por grupos de artistas e autores brasileiros, residentes no Estado do Rio de Janeiro, a serem executadas nas cidades de Medellín e Santa Fé de Antioquia.

Os artistas deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à linguagem escolhida por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, e precisarão realizar duas apresentações, sendo uma em cada festival.
Vagas: teatro para infância e juventude (1), teatro para adultos(1), show de música (1), circo (1) e dança (1).

Categoria D: Arte Urbana - Museu Aberto de Bogotá

Cinco propostas contempladas, no valor de 70 mil reais cada, prevendo a colaboração entre artistas brasileiros e colombianos para a criação de murais de pintura e grafite nas ruas da cidade de Bogotá.

Os artistas deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas às artes visuais por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro. A proposta deverá prever a ampla colaboração do selecionado para a criação de dois murais urbanos, sendo um na cidade de Bogotá, em setembro, e o outro, na cidade do Rio de Janeiro, em outubro, com tamanho mínimo de 100m².

Categoria E: Encontros Culturais

Uma proposta contemplada, no valor de 300 mil reais, prevendo a realização de encontros entre fazedores de cultura do Estado do Rio de Janeiro e Colômbia nas seguintes modalidades: seminário sobre patrimônio imaterial, rodada de negócios e carnavais na América Latina.

O proponente deverá possuir comprovada experiência em atividades ligadas à produção de eventos por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, além de experiência internacional comprovada.

Categoria F: Internacionalização Artística e Cultural

Uma proposta contemplada, no valor de 1,2 milhão de reais, prevendo a realização de um conjunto de ações específicas de apoio, capacitação, produção, registro e divulgação da programação e dos participantes de todos os festivais e eventos oficiais.

Os proponentes deverão possuir comprovada experiência em atividades ligadas à produção cultural por pelo menos dois anos, no Estado do Rio de Janeiro, além de experiência internacional comprovada.

Fotos: Leonardo Ferraz

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
www.rj.gov.br
www.flickr.com/photos/governodorio
facebook.com/governodorio
twitter.com/GovRJ 
instagram.com/govrj
www.youtube.com.br/govrj

Em homenagem aos 170 anos da primeira Ferrovia do Brasil, a Prefeitura de Magé através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, realizará um grande evento de comemoração. No dia 28 de abril das 14h às 19h, a Guia de Pacobaíba sediará uma programação repleta de atividades culturais para todas as idades.

O secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço, reforçou que a comemoração tem uma relação estreita com a promoção turística e da preservação histórica da cidade e do país.

“É com grande felicidade e orgulho que estamos promovendo essa comemoração para a 1ª Ferrovia do Brasil, que faz parte da história do nosso país. Esse encontro marca mais um vez o nosso trabalho pela promoção do turismo histórico-cultural, além de valorizar a importância da Baixada Fluminense, e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de Magé”, afirmou.

Saiba a programação:

Abertura Exposição - Artesanato - Gastronomia
Boas Vindas Secretário Bruno Lourenço Carlito - A Estrada de Ferro Mauá
Apresentação Cultural O Patrimônio é de Todos Sec. Educação
Apresentação Cultural Oficina de pintura - Paulo Garro
Apresentação Cultural Roda de Capoeira
Apresentação Cultural Circo Robattini - 2 Palhaços - Mágico - Ventríloquo e Malabarista
Apresentação Cultural Chorinho de Magé
Encerramento

Conheça a história da Estrada de Ferro Mauá:

A história da Estrada de Ferro Mauá começou em 1852 com o lançamento da pedra fundamental nas terras da fazenda do Fragoso, que pertenceu ao comendador Albino José de Siqueira, fazendeiro, político e chefe da Guarda Nacional, e contou com a presença da Imperatriz D. Tereza Cristina e do Imperador D. Pedro II, no extinto município de Estrela, atualmente território de Magé.

A Estrada de Ferro Mauá foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854 e contou com os mais insignes políticos, nobres e fazendeiros da época. A ferrovia foi um marco na história econômica do Brasil, sendo a primeira estrada de ferro do Brasil e a terceira da América Latina.

Além do transporte da família imperial para a freguesia de São Pedro de Alcântara de Petrópolis – que se tornaria cidade apenas em 1857, emancipando-se de Estrela – a estrada de ferro foi utilizada para facilitar o escoamento da produção cafeeira do Vale do Paraíba. Com o declínio do comércio do café e com a concorrência da Estrada de Ferro D. Pedro II, a E.F. Mauá sofreu prejuízos e foi progressivamente diminuindo o uso da locomotiva.

Em 1883, a E. F. Mauá é adquirida e o seu traçado atinge a serra acima com a E. F. Príncipe do Grão-Pará, sendo utilizada agora, principalmente, para transportes de passageiros. Com a virada dos séculos, o sistema ferroviário entra em crise frente aos investimentos realizados nas estradas e rodovias, sendo sinal da aposta do Governo Federal, principalmente a partir de 1950.

Em 1964, a E. F. Príncipe do Grão-Pará é desativada no trecho serra acima, sendo o trecho entre Guia de Pacobaíba e Vila Inhomirim interrompido na década de 1980. Atualmente, o traçado entre as estações de Piabetá e Vila Inhomirim estão sob controle da SuperVia e conserva o traçado e parte dos trilhos do século XIX.

Marcela Maciel - Secretária de Comunicação
Ana Carolina Almeida - Subsecretária de Comunicação

Equipe de Jornalismo
Leandro Rabelais - (24) 98130-2690
Leonardo Amorim - (21) 98376-6344
Raphaelle Santana - (21) 97992-7699
Caio Lima - (21) 98015-4575

Foto: Gilson Costa Jr

Siga nossas Redes Sociais

Quem somos

Baixada On Line, é um site de notícias nacionais e internacionais, interativo focado em manter nossos leitores informados sobre as últimas notícias da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil e do mundo.

Estamos sempre buscando a excelência e, portanto, queremos sempre comunicar as melhores informações em tempo real. Se você está interessado em participar nos deixe um recado, participem das publicações diárias do Jornal Baixada On Line).

Jornal Baixada On Line

Seja você o repórter
Baixada Fluminense
21.3083.6781
21.9.7975.6003
Fale com o redator
contato@baixadaonline.jor.br
cezar@baixadaonline.jor.br
21.9.7975.6003

Últimas notícias

17
Maio2024

Pluft, o fantasminha...

Clássico do teatro infantil, Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado, recebe uma caprichada ada...

17
Maio2024

Projeto Saúde + Feli...

O Projeto Saúde + Feliz tem o orgulho de anunciar um marco significativo no âmbito da inclusão e sup...

17
Maio2024

Ação leva atendiment...

Iniciativa do Santuário Cristo Redentor e da Águas do Rio acontecerá sábado no Parque José Bonifácio...

17
Maio2024

A Prefeitura de Magé...

Desta vez, 39 estudantes da Escola Municipal Marcílio Dias visitaram o Centro de Produção e Propagaç...

Parceiros

Informática
Informática

www.sospcdoctor.com.br

Desenvolvimento Web
Desenvolvimento Web

www.galapagosag.com.br

Marketing Digital
Marketing Digital

www.agenciamegamix.com.br

Backup em nuvem
Backup em nuvem

http://www.ticloudbackup.info